BUPi- Balcão Único do Prédio

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país e está disponível no Município do Fundão:

<<Entrou em funcionamento na segunda-feira, dia 22 de novembro de 2021, o Balcão Único do Prédio (BUPi) no Fundão, situado no edifício da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
O BUPi é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.
O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território, permitindo um melhor planeamento e uma gestão sustentável para defesa de pessoas e bens e permitindo uma maior prevenção dos incêndios.
O BUPi funciona sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Mais informações e marcações através do contacto telefónico 967 134 198 ou do e-mail bupi@cm-fundao.pt.>>

QUEM PODE ADERIR AO BUPi?

Podem aderir gratuitamente os titulares de propriedades localizadas em municípios aderentes ao BUPi, como é o caso do Fundão. A localização de propriedades pode ser efetuada pelo interessado, via online, ou num balcão BUPi, presencialmente, com um técnico habilitado. 

PROPRIETÁRIOS | PORQUE SE DEVE REGISTAR?

– Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi;
– Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno;
– Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país;
– Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, pelo período de quatro anos a contar da data de adesão do município ao BUPi.

 

Consute as perguntas mais frequentes em: https://bupi.gov.pt/perguntas-frequentes/

 

 

Deixe um comentário